quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PROJETO CINEMA ACIC

28/10/09 DIA INTERNACIONAL DE ANIMAÇÃO


Mensalmente, temos assistido um filme com áudio descrição, o que tem sido um agregar de valores para nossos educandos, que com sua deficiência visual passam a experenciar o filme como algo acessível, com muita significação e ampliação cultural, uma vez que depois da apresentação são promovidos debates, que têm nos surpreendido pelo nível das perguntas e argumentações. Seguem ainda outras atividades ligadas à produção textual e a informática.

Os filmes assistidos foram: Procurando Nemo, Escritores da Liberdade, Vermelho como o Céu, O Menino da Porteira.

Dessa forma, saber do Projeto que nos possibilitaria assistir curtas metragens foi bastante divulgado e esperado com entusiasmo.

Na verdade, sentimos necessidade de ver o material com antecedência, para melhor interagir, como foi o procedimento até então.

Mas, depois desta incerteza, fomos magnificamente surpreendidos com maravilhosos animados, premiados e de absoluta qualidade, completamente incluídos em nossa proposta pedagógica.

O público foi de aproximadamente quarenta pessoas com deficiência, dos dez aos setenta anos.

Foi um público que reagiu acima do esperado. Ficaram encantados e se envolveram com a áudiodescrição, e assim nada se ouvia além dos comentários das próprias produções.

Obviamente, os curtas mais aplaudidos e comentados estão sendo o Leonel Pé de Vento e a Vida da Maria.

Agora, pretendemos dar continuidade revisitando as animações e trabalhando os temas nos diversos Grupos de Leitura e Interpretação aqui existentes.

Agradecemos pela oportunidade, e esperamos a programação em 2010, onde gostaríamos da presença de alguém do Projeto Animação para conhecer mais sobre esse fantástico trabalho, que vem ao nosso encontro pela primeira vez como uma acessibilidade cultural de excelente qualidade.

Parabéns e sucesso.Continuem lembrando de nós.

Nenhum comentário: