quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Entrevista com Tania Anaya










Tania Anaya conversa com A Caverna



Fizemos esta tarde, via e-mail, uma pequena entrevista com a animadora Tania Anaya, que estará apresentando suas animações, Castelos de Vento e Balançando na Gangorra, na 3ª edição da mostra.

Qual é a sua história com a animação?

Quando era estudante de Belas Artes, na UFMG, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Canadá que culminou na criação de núcleos de cinema de animação, um deles sediado na Escola de Belas Artes, em 1988. Tínhamos o braço do National Film Board a nos mostrar e conduzir ao maravilhoso mundo do cinema de animação. A Aída Queiroz, o César Coelho e o Fábio Lignini foram os nossos professores, toda a filmografia e bibliografia foram cedidas pelo NFB. Meus 2 primeiros curtas foram realizados no Núcleo: “Mu” e “Balançando na Gangorra”. Depois fui para Portugal e trabalhei no estúdio Filmógrafo, no filme “Os Salteadores” de Abi Feijó. Voltei ao Brasil, realizei “Castelos de Vento” (1998). A partir de então, procurei outras referências além da animação, trabalhei com ficção e documentário, a possibilidade de integrar diferentes suportes na construção de um filme me deixa entusiasmada, acho fascinante conjugar diferentes suportes, experimentar linguagens. O conhecimento da animação está entranhado e orienta meu olhar e minhas escolhas tanto na ficção quanto no documentário.

Quais são seus próximos trabalhos? Que temáticas e técnicas pensa abordar?

NIMUENDAJÚ: Já foram feitas as pesquisas e um argumento de 20 páginas sobre o etnólogo Curt Nimuendajú. Acabo de receber um prêmio para "desenvolvimento de projeto" (roteiro e orçamento) do Concurso Filme em Minas, bancado pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais e a CEMIG. O filme é uma ficção, híbrida, com imagens em 3 suportes: ficção, animação e documentário. Mais ou menos a metade dele será em animação, os estudos de personagens estão sendo desenvolvidos a partir de fotos antigas.

PALMEIRAS DO ALTO, uma parceria com Anna Flávia Dias Salles, é um projeto de filme de animação cuja história se desenrola no Quilombo dos Palmares. Dois personagens que se encontram no Brasil, em Pernambuco do século XVII, conduzirão a trama. Um é africano do Reino do Benim, cujo nome é Eze Nzin (aqui chamado de Adão), e Salomon um jovem francês que recebeu o nome de Jean quando foi rebatizado como cristão novo depois de ter sua família perseguida e seus bens confiscados na Europa.
O argumento e os estudos de personagens estão prontos, estamos preparando o projeto para tentar desenvolver roteiro e story board.

Para maiores informações sobre o trabalho desenvolvido por Tania acesse: www.anaya.com.br


Nenhum comentário: